Como funciona?

O Aproveitamento da energia gerada pelo sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor como de luz, é hoje uma das alternativas energéticas mais promissoras para prover a energia  necessária ao desenvolvimento humano.

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida través da conversão direta da luz em eletricidade. Isso se dá através do “efeito fotovoltaico”,  primeiramente descoberto e 1839, implica no aproveitamento de uma diferença de potencial nos terminais de uma célula eletroquímica causada pela absorção da luz.

Numa longa corrida tecnológica iniciada por empresas do ramo de telecomunicações, e posteriormente impulsionada pela corrida espacial, a célula fotovoltaica era e continua sendo o meio mais adequado para fornecer a quantidade de energia necessária para longo períodos de alimentação de equipamentos, no menor custo, peso e segurança.

Somente em 1956 iniciou-se a produção industrial que tornou viável economicamente essa tecnologia, e possibilitando o atendimento da demanda mundial de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica cada vez mais eficientes e duradouras.

CALCULE SUA ENERGIA


     




    X